Direção

camila-pupa

Camila Pupa

Direção Artística e Administrativa

A direção artística do Espaço de Danças e Artes Paulista (EDAP) é de responsabilidade da maitre de ballet Camilla Pupa . Camilla iniciou seus estudos com Aracy Evans e diplomou-se em 1976 pela Escola Municipal de Bailados de São Paulo, sob direção de Marília Franco, integrando logo após, para o Corpo de Baile da E.M.B. de São Paulo onde atuou como solista pelo período de 2 anos.

Conheça mais sobre Camila Pupa

Em sua formação técnica e de repertório clássico constam especialização com Ady Addor e Metodologia aplicada pelo Centro Pro-Danza de Cuba, sob direção de Laura Alonso. Em Jazz e Moderno, constam Joyce Kerman e Rose Calheiros (SP); workshops com Marly Tavares e Carlota Portela (RJ), Sheron Romeiko, Bill Hasting, Roberta Mathis, Fred Beyjamin, Doug Caldwell, Redah Bentejour e Lori Belilov (NY/USA).

Em 1991 habilitou-se como Artista, Bailarina e Maitre de Ballet pelo Sindicato dos Profissionais da Dança do Rio de Janeiro e pelo SINDDANÇA de São Paulo com n° de DRT 003178/91, e desde então dedica-se na preparação de bailarinos e professores para o mercado de trabalho.

Em 1992, foi para EUA estagiar pelo periodo de um ano no Peoria Ballet Company, onde foi assistente na montagem do ballet Quebra Nozes versão Balachine, bem como, sob o patrocinioda Caterpillar Foundation, preparou duas de suas bailarinas como solistas convidadas para esta montagem, onde obteve o reconhecimento da imprensa do estado de Illinois e convites para que essas bailarinas integrassem cias americanas, entre elas o Ballet de Chicago.

Durante o ano de 1993, ministrou aulas e coreografou pelo interior do Estado de São Paulo, bem como, em carater temporário, assumiu a direção da Watts Cia de Dança.

Em 1994, concluiu o curso de metodolgia, estágios I e II, ministrado pelo Centro Pro Danza de Cuba.

Em 1998, escreveu alguns artigos para revistas especializadas , entre elas: Voce e a Dança e Festivais.

Em 1999, atuou como assitente coregráfica no Ballet Quebra Nozes produzido pelo Instituto de Artes Coregráficas no município de Santo Andre.

Em 2000, foi lhe concedido o prêmio Destaque Profissional Modalidades Clássicas, conforme resultado obtido em pesquisa realizada no Estado de São Paulo, nos diversos segmentos da Dança e o premio Personalidade da Dança pela cidade de Bauru. Ainda nesse ano produziu e dirigiu o Ballet Coppélia com o apoio do Teatro São Francisco.

Em 2001, foi contratada para dirigir a Cia Estável Elenco Promodança de São Paulo, acompanhando a Cia pelo interior do estado de São Paulo, com a remontagem do Ballet O Corsário.

Em 2002, foi novamente contratada para dirigir a Cia Estável Elenco Promodança de São Paulo, para a remontagem do Ballet Paquita e para a Cia Experimental Capezio, para a remontagem da Balada do trigo do Ballet Copélia. Obteve o premio de melhor Maitre no Grand Prix Capézio Brasil. Ainda em 2002 produziu e dirigiu o espetáculo Camilla Pupa 20 anos transformando sonhos em realidade que apresentou as diferentes gerações de alunos que passaram por sua vida profissional, bem como, seus trabalhos realizados nas Cias Estável Elenco Promodança e Estável Elenco Capézio, ambas com direção de Maurício de Oliviera. Prestigiaram o evento os seguintes profissionais: André Malosá (SP-Brasil), Cindy Amista (SP-Brasil), Daniela Severian (Lisboa-Portugal), Denise de Almeida (SP-Brasil), Dinah Perry (SP-Brasil), Eduardo Bonnis (SP-Brasil) Flávio Lima (SP-Brasil), Gabriela Gannan (Halle-Alemanha), Ivy Amista (Munique-Alemanha), Izadora Simões (Dresden-Alemanha), Jose Perez (Dresden-Alemanha), Luiz Marcelo Curi (SP-Brasil), Paulo Goulart Filho(SP-Brasil), Priscila Marcassa (SP-Brasil) Ronaldo Martns (RJ), Silvia Gaspar (MG), Tatiana Stamado (SP), Wilson de Carvalho (SP).O evento tambem contou com as atuaus solistas do Espaço de Danças Ilusão e Vida: Artemos Bastos, Bruna Figueiredo, Denise Canovas, July Ito, Livia Sandri e Paula Penachio. E neste mesmo ano recebeu da prefeitura de Barra Bonita o título de cidadã Barrabonitense por serviços culturais prestados a comunidade.

Em 2003 contratada para dirigir a Cia Estável Promodança para remontar a Suite do Ballet o Corsário.

Em 2004, deu inicio juntamente com a secretaria de Educaçnao do Municipio de SP ao projeto social Palco para Todos, apresentando o ballet Coppélia e ainda participou do Festival de Nova York apresentando sua coreografia Brasileirinho executada por Livia Sandri obtendo pela banca julgadora a nota máxima. NO mesmo ano começou a trabalhar em Piracicaba na escola de Ballet Oficina da Dança remontando o Ballet Coppélia.

Em 2005, foi para Munique na Alemanha conhecer a escola Heinz-Boslstiftung atraves de sua diretora Konstanze Vernnon estreitar relacionamento para possíveis intercambios de alunos.Participando tbem de aulas técnicas com Yelena Pankova.2005 produziu a montagem de Dom Quixote em homenagem aos 400 anos de Miguel de Cervantes, contado nesta produção com a participaçnao da bailarina Ivy Amista do ballet da opera de Munique e i bailarino Denis Piza da escola Heinz-Bolz-stiftung, para um publico estimado em tres mil pessoas.Remontou tbem este mesmo ballet para a escola Oficina da Dança em Piracicaba.

Em 2006 dando continuidade com o projeto Palco para Todos Produziu o ballet O Quebra Nozes apresentado em São Paulo e em Piracicaba.Neste mesmo ano preparou as Bailarinas Ana Paula Oioli para ingressar na escola Heinz-Bolsl-Stiftung em Munique Alemanha e Patrícia Zendron, na escola do Miami CityBallet.

Em 2007, recebeu a moção de aplausos da Camara de Vereadores de Piracicaba, de autoria do vereador Aparecido Longatto e na mesma noite foi homenageada com o premio Iris Ast pelo reconhecimento dos trabalhos prestados em prol da cultura na cidade de Piracicaba.Ainda em 2007, com apoio cultural da prefeitura de Piracicaba produz a Gala Internacional de Dança, espetáculo que reuniu diversos profissionais que atuam em Cias brasileiras e internacionais de dança.

Em Julho de 2008 assume o posto de diretora Artistica da Cedan ( Cia Estavel de Dança de Piracicaba).Em2009, por indicação da Secretaria da Açnao Cultural de Piracicaba, Rosangela Camolese, assume a DireçaoArtistica e curadoria da Semana da Dança de Piracicaba e tbem direçnao da Grande Gala de Dança Piracicabana com a presença da bailarina Ana Botafogo e solistas do Teatro Municipal do Rio de janeiro.

Em 2010, assume novamente a Direção Artisitica e curadoria da Semana de Dança de Piracicaba bem como a Direçao Artistica do primeiro Festival de Dança de Piracicaba PIRADANÇA. Neste mesmo ano foi indicada por Maria Pia Finochio para assumir cargo de diretora do SINDDANCA – Sindicato dos Profissionais da Danca do Estado de São Paulo.

Em 2011 coreografou e dirigiu duas alas para Gremio receativo Escola de Samba Unidos do Peruche para o Carnaval 2011 no Sambódromo de São Paulo.

Atualmente é diretora Artistica da Cia Estavel de Danca de Piracicaba e do Espaço de Danças e Artes Paulista e Ilusão e NIda Camilla Ballet onde ministra aulas, prepara professores e alunos para o mercado de trabalho, audições e festivais, bem como constantemente é convidada para integrar comissões julgadoras nos mais importantes festivais de danca no Brasil.

 

fernando-cesarFernando Cesar

Direção Artística e Administrativa

Tem em sua formação curso superior em Educação Física. Ballet Clássico, Jazz e Contemporâneo. Tendo como maestros Toshie Kobayashi, Miti Warangae, Caren Polido Ferreira, Camila Puppa, Marisa Estrela, Valdívia Rangel. Na área de contemporâneo trabalhos realizados com Luis Ferron, Mirian Druwe, Ivonice Satie. Integrante da Cia Stacatto da Fundação das Artes de São Caetano do Sul, onde além de atuar como baliarino desenvolveu trabalhos coreográficos obtendo ótimos resultados em festivais.

Conheça mais sobre Fernando Cesar

Iniciou seus estudos de Flamenco com a Professora Renata Nahssen. Passando em seguida a ser orientado pela maestra Yara Castro e Fernando de la Rua, onde foi integrante por 8 anos do Grupo Laurita Castro. Estudou com Débora Nefussi e Denise Santoro do Raies Dança Teatro. Miguel Alonso (Cuba). Realizou Wokshops com: Ana Morena, Talita Sanches, Andréa Del Puerto, Fabio Rodrigues. Atualmente faz aulas com Priscila Assuar, Mariana Rosito e Miguel Alonso.

Como aprimoramento técnico workshops no Brasil com: La China, Adrían Gália, Rafaela Carrasco, La Tacha, Manuel Linan, Mercedez Ruiz, Antonio Canales, Sara Baras, Eva Yerbabuena, la Chiqui de Jerez, Nino de los Reys, David Paniagua e Javier Latorre, Olga Pericet. Na Espanha teve como maestros: Antonio Reyes, Manuel Reys, Eva Yerbabuena, Antonio el Pipa, Javier Latorre, Antonio Alcázar, Marivi Palácios, Domingo Ortega, Inmaculada Ortega,Andrés Peña, Concha Jareño, Marco Flores.

2007 na Espanha curso de verão em Sevilha na Academia Matilde Coral aulas com Eva La Yerbabuena, Festival da Guitarra de Córdoba aulas com Javier Latorre. Em Madri atua no Quadro Suenos dançando no Hotel Metropol, Bar Cafetim La Quimera e no Tablao Las Tablas. Curso de Bulerias com Carlos Carbonell (Triana Flamenca).

Atua em pockets shows pelo Brasil, e Tvs e atualmente ministra aulas no Espaço de Danças e Artes Paulista (EDAP).